sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista exclusiva com o chef de cozinha do Restaurante Tribuna Sabores Ibéricos

O charme do Restaurante Tribuna Sabores Ibéricos, comandado pelos chefes de cozinha, os irmãos Jaime e Jeanina Alves dão tom da culinária Europeia nas ladeiras de Olinda. Jaime e Jeanina são proprietários e mentores gastronômicos do lugar, com experiência e passagem de trabalho em restaurantes europeus de tradição na França e na Espanha. Eles são encarregados de sugerir as especialidades da casa para os clientes e criar as próprias receitas.

Os chefes gastronômicos oferecem o requinte dos sabores clássicos da culinária ibérica, elaborados com cardápios que fogem do modismo e apostam numa comida balanceada, natural, livre de conservantes e feita no capricho para a clientela. O restaurante dispõe de um ambiente aconchegante e acolhedor, com capacidade para receber 70 pessoas, onde ainda se pode desfrutar de um quintal agradável, adaptado ao clima tropical do local.


A varanda é ideal para Happy Hour em dias mais quentes, com uma vista única, que depois de umas taças de vinho e um pouco de criatividade e romantismo, da para imaginar Portugal à frente e a África mais abaixo. Um ambiente com excelente qualidade, com variedades de pratos para atender a opinião e os desejos do cliente. Deixar a clientela satisfeita e servi-la com carinho é a primeira missão.


O grande diferencial do Tribuna Sabores Ibéricos está no fato de os donos do restaurante serem profissionais, atuando na cozinha com o principal objetivo de tratar os clientes com o máximo de atenção e dedicação. Há um contato direto da freguesia com o chefe de cozinha, o garçom e o gerente, tornando a refeição mais agradável e proveitosa possível. Uma casa acolhedora, onde todos são tratados com profissionalismo e muito carinho.


É fácil chegar aqui como cliente e sair como amigo


No estabelecimento os habilitados amam a profissão e cada prato servido tem o carinho de quem o executa. O que distingue o cardápio são pratos de bacalhau, onde as receitas não são comuns nem encontradas em qualquer restaurante português de Recife ou Olinda. Os pratos servidos são a caldeirada de bacalhau, o bacalhau a JJ, cozinhado em vapor de azeite extra virgem com camarão e acompanhado de batata ao murro, a paella ,o polvo a galega , as saladas de bacalhau e os pratos de frutos do mar que fazem deste restaurante um dos mais procurados nas ladeiras do centro histórico.


Os bolinhos de bacalhau são no entender da clientela os melhores da região. Outros pratos apreciados são o leitão e o cabrito assado.


Das particularidades francesas são oferecidos alguns pratos como salmão e filé ao molho gorgonzola e das especialidades italianas destacam-se a lasanha de camarão e bacalhau o rigatoni ou penne matricciana e ainda o excelente carbonara.


Com uma grande variedade de pratos o estabelecimento serve sobremesas tradicionais da casa, como o célebre pastel de Belém, feito por um amigo português o Sr Fernando e segundo o chefe de cozinha Jaime Alves é o melhor pastel de Belém do Recife. Outra sobremesa que apura as pupilas gustativas é a famosa cocada servida com vinho do Porto, muito procurada e apreciada pelos clientes, que às vezes procuram a sobremesa mesmo depois de já ter almoçado ou jantado.


Ainda é possível apreciar um bom vinho para acompanhar no cardápio feito exclusivamente para o cliente se sentir bem à vontade num lugar diferenciado e com boa comida. O local também tem a idéia de propiciar aos clientes, a experiência de degustação de uma culinária, com a ilustração dos mais variados quadros de artistas do Sítio Histórico de Olinda. As obras ficam expostas nas paredes do espaço, onde a proposta é que cada cliente tenha um conhecimento e percepção diferente, dependendo da mesa na qual estiver. Os quadros são pontos de partida para conversas e estímulos de referências pessoais.


Para acompanhar estes manjares dos deuses tem uma diversificada seleção musical de grande qualidade no horário de almoço e jantar.


As sextas-feiras musicas ao vivo antes da seresta passar na rua.

Estão também em programação noites de fado ao vivo.

Segundo o chefe de cozinha Jaime Alves, a maior gratidão da profissão é quando o cliente volta e nos recomenda para os amigos.


O restaurante já é referência na cidade de Olinda no quesito gastronomia. A casa está à disposição de terça a domingo no horário de almoço e jantar. Os preços são acessíveis, o restaurante proporciona conhecer o critério da boa gastronomia e do “savoir faire. Europeu. Aqui encontra um pedacinho da Europa sem necessariamente ter que pagar o bilhete de avião.


“Se gostar diga lá fora e se não gostar diga lá mesmo no Tribuna Sabores Ibéricos”, afirma o chefe de cozinha Jaime Alves.


Vale à pena fazer uma visita





Fonte: Assessoria de Comunicação

1 comentários:

Marcel disse...

Queridos amigos Ana, Jaime e Ricardo.

Como vocês estão??

Estamos já com muitas saudades desta encantadora cidade, que através da deliciosa
culinária nos permitiu experimentar a delicadeza dos sabores ibéricos.

Somos gratos pelo carinho e amizade recém adquirida.

Abraços.


Kátia e Marcel.
Santos/SP.